Redação Miguel.




Fake news significa notícias falsas, o famoso boato. Com o advento da internet e das redes sociais, elas ganharam um grande impulso. No Brasil, quatro em cada 10 pessoas afirmam receber notícias falsas todos os dias. O numero é ainda maior entre os brasileiros que se preocupam em cair em fake news ou que seus parentes caiam.

    Fake news são notícias falsas divulgadas com a intenção de incitar as pessoas a terem determinados comportamentos, influenciar decisões, provocar revolta, entre outros. Na maior parte das vezes elas abordam acontecimentos que estão sob discussão.

    As fake news podem ser extremamente prejudiciais para a sociedade. No contexto da pandemia, por exemplo, houve a disseminação de notícias falsas sobre as formas de prevenção, muitas delas questionavam o uso de máscaras, alegando que não eram eficazes para previnir a doença. Com isso, muitas pessoas começaram a não querer usar a proteção.

    Diante disso, uma das principais dicas sobre como combater as fake news é a checagem de notícias em fontes diferentes. Ao verificar algum sinal de distorção dos fatos, o ideal é buscar informações completamentares sobre o conteúdo divulgado, preferencialmente em sites de veículos de comunicação confiáveis.